Descrição Arte E Arquitetura Nunca Estiveram Tao Proximas Como Atualmente. Mas Seria A Mescla Positiva? Em Seu Livro, Hal Foster Critica O Mau Uso Da Arte Na Arquitetura E A Obsessao Em Juntar As Duas Em Projetos Arrojados, Mas Esvaziados De Sentido. Ja A Condicao De Complexo, Cujas Significacoes Abrangem Desde O Lexico Psicanalitico Ate A Designacao De Grandes Aparatos Sociais Como Um Complexo Industrial-Militar , E, Segundo O Autor, Um Aspecto Definidor Da Cultura Atual E Permite Compreender Fatores Sociais E Economicos Do Mundo Contemporaneo. Grandes Nomes Da Arquitetura Atual, Como Norman Foster E Renzo Piano, Sao Os Protagonistas Da Obra. A Partir Deles, Hal Foster Identifica Um Estilo Global , Analogo Ao Estilo Internacional Da Arquitetura Moderna Praticada Por Le Corbusier, Mies Van Der Rohe E Walter Gropius. Se Anteriormente Os Arquitetos Se Voltavam Para A Teoria, Para Zaha Hadid, Herzog !@# De Meuron, E Outros Escritorios Contemporaneos, A Arte Passou A Ser A Inspiracao Primeira, Embora Seja Utilizada Apenas Em Termos De Imagem Em Seus Projetos. Em Contraposicao, A Passagem Da Arte Para A Arquitetura E Vista Pelo Autor De Maneira Mais Positiva, Sobretudo Pela Transicao Da Ideia De Objeto Para A Ideia De Espaco, Como Atesta A Obra De Richard Serra. Classico Imediato De Nossos Dias, O Livro E Referencia Incontornavel Para O Pensamento Sobre A Arte E A Arquitetura Contemporaneas E, Nas Palavras Do Proprio Autor, Foi Escrito Em Apoio A Praticas Que Insistem Na Particularidade Sensivel Da Experiencia No Aqui E Agora E Que Resistem A Subjetividade Atordoada E A Sociabilidade Atrofiada Sustentadas Pelo Espetaculo. Alem Dos Textos De Foster, A Edicao Traz Entrevista Realizada Pelo Autor Com O Artista Richard Serra.
Saiba mais