Tablets, Laptops, Computadores e Crianças Pequenas: Novas Linguagens, Velhas Situações na Educação Infantil
Gilberto Lacerda Santos
- Editora: LIBER LIVRO - AUTORES ASSOC...
- Ano: 1969
- Idioma: Português
- ISBN: 9788579630705
- Este livro consiste no relato de uma investigação sobre a informática na Educação Infantil, no Distrito Federal. Prefaciado pela especialista neste nível de ensino do Departamento de Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação da UnB, Profa. Dra. Mar ia Fernanda Farah Cavaton, o texto parte de um qu
Descrição: Este livro consiste no relato de uma investigação sobre a informática na Educação Infantil, no Distrito Federal. Pr... Veja mais
Descrição: Este livro consiste no relato de uma investigação sobre a informática na Educação Infantil, no Distrito Federal. Prefaciado pela especialista neste nível de ensino do Departamento de Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação da UnB, Profa. Dra. Mar ia Fernanda Farah Cavaton, o texto parte de um quadro geral sobre o estado da arte da pesquisa sobre computadores e crianças pequenas em meio escolar e avança na apresentação de dados que mapeiam as situações de uso do computador na educação Infantil , na rede pública de ensino da capital do país. Quatro partes dão forma ao trabalho. Na primeira, buscamos evidenciar o potencial das Novas Tecnologias de Informação, Comunicação e Expressão (NTICE) no fomento à construção de conhecimentos em criança s pequenas, as quais, indubitavelmente, avançam sem medo na dominação das linguagens decorrentes destas tecnologias. Na segunda parte, por meio da análise de uma série de dados, articulamos a ideia de que os professores ainda titubeiam na apropriação pedagógica das NTICE e que detêm representações que impedem avanços na adoção de novas pedagogias condizentes com o potencial de seus alunos e com as dinâmicas sociais atuais. A terceira parte é dedicada a um mapeamento da situação, no Distrito Fede ral, da educação infantil mediada pela informática, comunicação e expressão, as situações didáticas permanecem praticamente velhas e imutáveis. Além de fazer referência uma vasta bibliografia sobre educação infantil, informática educativa, bem como s obre as relações entre ambas, o livro alicerçado na investigação de iniciação científica realizada pela Pedagoga Camila Brasil Braga e em diversos trabalhos realizados no contexto do Laboratório Ábaco de Pesquisas Interdisciplinares sobre Informática e Educação, da Faculdade de Educação da UnB.
Consulte o prazo de entrega