max bill no brasil
rodrigo otávio da silva paiva
- Editora: clube de autores
- Ano: 2024
- ISBN: 9783943347135
- livro novo nunca manuseado o presente estudo apresenta a influência direta de max bill e le corbusier sobre a arte e a arquitetura brasileira, sob mediação de pietro maria bardi e lina bo bardi. a pesquisa está fundamentada sobre o material encontrado nos arquivos de pietro maria bardi do museu de a
Descrição: livro novo nunca manuseado o presente estudo apresenta a influência direta de max bill e le corbusier sobre a arte ... Veja mais
Descrição: livro novo nunca manuseado o presente estudo apresenta a influência direta de max bill e le corbusier sobre a arte e a arquitetura brasileira, sob mediação de pietro maria bardi e lina bo bardi. a pesquisa está fundamentada sobre o material encontrado nos arquivos de pietro maria bardi do museu de arte de são paulo (masp), completado com fontes e documentos de outros arquivos pesquisados, como os da "hochschule für gestaltung ulm", do museu de arte moderna (mam-sp), da pinacoteca do estado, da fundação bienal de são paulo, do museu de arte moderna do rio de janeiro (mam-rj). os agradecimentos mais sinceros aos que contribuíram para a realização deste trabalho: prof. dr. nelson aguilar, joão bandeira, ivani di grazia costa, jörn luther, elena pinto canellada, maria helena da rocha paranhos, dirk rudolph e jenny sander, elizabeth varela. do final do século xx estão registrados os falecimentos de duas personalidades que o acompanharam desde a sua primeira década e cujas presenças são marcantes, tanto em períodos anteriores, quanto posteriores à 2a grande guerra. pietro maria bardi (1900-1999) e max bill (1908-1994) são testemunhas sobreviventes dos conflitos sociais e bélicos provocados pela formação e destruição do fascismo na europa central. fortemente influenciados pelas idéias de le corbusier, constante e profundamente dedicados à internacionalização e à proliferação das artes e da arquitetura moderna, bardi e bill contribuíram em países além e aquém do oceano atlântico, cada um a seu modo, e uma única vez, em conjunto, na cidade de são paulo, em 1951.
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