educação e ensino na obra de marx e engels
josé claudinei lombardi
- Editora: atomo alinea
- Ano: 2011
- ISBN: 9788575164853
- livro novo nunca manuseado a educação e o ensino são determinados, no marxismo, em última instância, pelo modo de produção da vida material. em outras palavras, a forma como os homens produzem sua vida material, bem como as relações de produção e das forças produtivas são fundamentais para apreender
Descrição: livro novo nunca manuseado a educação e o ensino são determinados, no marxismo, em última instância, pelo modo de p... Veja mais
Descrição: livro novo nunca manuseado a educação e o ensino são determinados, no marxismo, em última instância, pelo modo de produção da vida material. em outras palavras, a forma como os homens produzem sua vida material, bem como as relações de produção e das forças produtivas são fundamentais para apreender o modo como os homens vivem, pensam e transmitem suas ideias e conhecimentos sobre a vida e sobre a realidade natural e social. para o marxismo, entende o autor, não faz o menor sentido analisar abstratamente a educação. trata-se de uma dimensão da vida dos homens que, como qualquer outra, transforma-se historicamente, acompanhando e articulando-se às contraditórias transformações do modo como os homens produzem sua existência. o livro debruça-se sobre os escritos de marx e engels, buscando esquadrinhar a análise que fizeram sobre educação e ensino. como marx e engels não analisaram especificamente o tema, ele encontra-se esparso no conjunto de suas obras e aparece mesclado às críticas das teorizações e práticas burguesas. o livro apresenta uma dupla recomendação aos educadores: primeiramente, empreender uma radical e profunda crítica à educação burguesa, mostrando seus mecanismos classistas de funcionamento, desmistificando e desnaturalizando a inculcação ideológica realizada na escola. em segundo lugar, é necessário que os educadores organizem uma prática educativa que possibilite a todos o acesso ao saber historicamente produzido pela humanidade. como a burguesia se apropria da ciência e de todos os saberes para impulsionar o desenvolvimento das forças produtivas sob seu controle, bem como para reforçar e naturalizar a dominação de classe, cabe-nos viabilizar aos que vivem do trabalho o acesso a e a apropriação dos conteúdos e saberes elaborados pela humanidade, possibilitando uma potencialização de sua luta em defesa de uma sociedade mais justa e equilibrada.
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