abc do amor da linguagem
devanilson álvares
- Editora: clube de autores
- Ano: 2024
- ISBN: 9781541067837
- livro novo nunca manuseado o amor e a linguagem formam o único ponto de acesso da vida humana à divina. segundo platão, existem dois mundos ou duas realidades: a inteligível e a sensível. essa concepção platônica é conhecida por teoria das ideias ou teoria das formas. o primeiro mundo, o inteligível
Descrição: livro novo nunca manuseado o amor e a linguagem formam o único ponto de acesso da vida humana à divina. segundo pla... Veja mais
Descrição: livro novo nunca manuseado o amor e a linguagem formam o único ponto de acesso da vida humana à divina. segundo platão, existem dois mundos ou duas realidades: a inteligível e a sensível. essa concepção platônica é conhecida por teoria das ideias ou teoria das formas. o primeiro mundo, o inteligível, é constituído de ideias eternas, imutáveis e inatas. o segundo mundo, o sensível, ou seja, o mundo empírico é o mundo percebido pelos sentidos, o qual para platão não passa de uma pálida reprodução do mundo das ideias. além da cosmologia, também a antropologia platônica é totalmente dualista. platão desenvolve a noção de que o homem está em contato permanente com os dois tipos de realidade: a inteligível e a sensível. a partir inspirado por o banquete é possível inferir uma concepção de amor, sendo ele o princípio originário de tudo. e inspirado pelo evangelho de são joão reflito acerca da linguagem, que igual ao amor é inteligível, perene, imutável, incorruptível e una. logo, podemos também dizer que a linguagem é princípio originário de tudo. há então dois princípios? não! nesta reflexão o amor e linguagem são atributos ao deus judaico-cristão. o amor promove a unidade entre diversas pessoas de mesmo ou de diferentes idiomas, tal como a linguagem promove a unidade de diferentes palavras. as paixões unem os diversos tipos de sentimentos, todavia esses sentimentos mudam ao sabor do vento, igualmente são as palavras, elas mudam com o tempo, devido aos fatores históricos e políticos, tal como vemos hoje com o idioma português. por tal motivo o amor, como vimos, é suprassensível e imutável, portanto, não se pode confundir o amor com a paixão. do mesmo modo, não se pode confundir linguagem com palavra. tendo o amor e a linguagem as mesmas características, concluo que ambos são divinos, ou melhor, deus. e o homem, por estar em contato com inteligível e com o sensível, está também em contato com o amor e com as paixões, com a linguagem e com as palavras.
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